Equipotel 2006 realizada em São Paulo recebeu cerca de 45 mil visitantes

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/09/2006

A 44ª Equipotel, maior feira de hospedagem e gastronomia da América Latina, encerrada sexta-feira, 15 de Setembro, no Parque Anhembi, em São Paulo, recebeu neste ano aproximadamente 45.343 visitantes. Quem revela os números é Marcelo Vital Brazil, diretor comercial do evento, que afirma ainda já ter renovado com quase 40% dos expositores desta edição para 2007.

“Neste ano o visitante ficou mais qualificado em relação a 2005, o que demonstra que o mercado hoteleiro está bem aquecido”, explica ele, lembrando que o potencial de negócios do mercado gira em torno de 10,2 bilhões de reais, sendo 9 bilhões para manutenção e 1,2 bilhão para novos investimentos no setor.

Um dos expositores mais satisfeitos com a feira foi a Dam Roupas, que alcançou vendas em torno de 60% de sua produção. Segundo Joselmo de Lima Barbosa, consultor da empresa, a participação na 1ª. Rodada de Negócios também abriu possibilidades com grandes redes de hotéis. A Paraíso Agro Industrial, que lançou a cachaça Boa Prosa em 50 ml para frigobar, também entabulou vendas com 5 redes de hotéis, estimando a médio e longo prazos comprometer 50% de sua produção.

A esteira com DVD e LCD, da Lion Fitness, que custa cerca de R$ 12 mil, encontrou grande receptividade por parte do setor, garantindo 25% das vendas da empresa. A Best Spa Solutions, que lançou na feira o Feetspa (spa dos pés), atingiu um percentual de vendas em torno de 20%.

A abertura de mercados internacionais também se deu em boa parte dos expositores. A Badala Sol, empresa recém-fundada que apresentou um produto inédito no mercado para uso em piscinas e praias, fez contatos promissores com Japão e Itália, país com o qual a Libermac também estreitou relações comerciais.

Muitos compradores do Cone Sul marcaram presença no evento, abrindo grandes possibilidades com empresas como a Sani Seat, fabricante de assentos automatizados, e a Duplo R Uniformes, que iniciou negociações com o Chile e Bolí via.

O término do evento não significa um esfriamento dos negócios. “Ao longo dos próximos dez ou onze meses ainda estarão sendo fechados negócios cujo start foi aqui”, detalha Vital Brazil. “Só no Nordeste, até o fim de 2007, serão 3,2 bilhões de novos investimentos”, acrescenta.


Wellness:

O grande mote da feira deste ano foi o Equip’Spa & Wellness, uma seção de Spas para hotéis voltada exclusivamente para produtos e equipamentos de relaxamento e bem-estar. “Existe uma tendência dos hotéis em se preocupar com o bem-estar dos hóspedes”, explica o diretor comercial da Equipotel. “E isso não é modismo, veio para ficar”.

Para o hoteleiro, além do diferencial, os spas são uma nova fonte de renda. “Pode-se fazer um spa completo em uma área de apenas 50 metros quadrados, espaço equivalente a uns três ou quatro apartamentos”.

Outra área destacada pelo diretor foi a de cama, mesa e banho. “A Teka teve que fechar o estande, de tão cheio que estava de visitantes. Tiveram que pedir desculpas, fechar a porta e esperar alguém sair para deixar entrar”.


1º. Simpósio Nacional de Hotelaria:

Com apresentação de 11 palestras de grande importância para o setor, o Simpósio Nacional de Hotelaria teve a participação de um público de aproximadamente 600 pessoas, entre profissionais e estudantes.

O evento abordou temas como o reposicionamento de hotéis, novas formas de gestão, modernização do setor e o crescimento e tendências do segmento de spas no mundo. Os palestrantes que participaram do Simpósio foram: Charles Giudici, Alice Mayer, Eduardo Bridi, Paulo Mélega, Ronaldo Albertino, Carlos Bernardo, Clara Endrigo Russell, Roberto Jeolas, Elias Gomes, Chef Frasson, Antônio Xavier, Flávia Camargo, Tânia Ginjas, Sílvia Gambin e Fillipo Pedrinola.


1º. Show de Gastronomia Equipotel:

Em sua primeira ediçã o, o show superou as expectativas dos organizadores. Nas arquibancadas, com capacidade para 240 pessoas, foi computada a presença de mais de 3.500 pessoas, que puderam conferir ao vivo a preparação de receitas exclusivas de grandes chefs do cenário nacional e internacional, enfatizando a culinária brasileira.

Fonte: Ralcoh Assessoria de Imprensa & Estratégia de Comunicação

Endereço: